A Arte Da Prudência..-

Código: 461688 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
"Se O príncipe, de Maquiavel, tinha o objetivo de ensinar a mandatários a arte de bem governar, o livro de Baltasar Gracián, escrito há mais de 370 anos, foi pensado como um guia prático para orientar e aconselhar o homem comum perante os desafios da vida. Esta obra lapidar reúne trezentas máximas espirituosas de fundo moral que vão desde “Não brilhar mais que o superior” e “Encontrar o ponto fraco de cada um” até “Selecionar os amigos” e “Não amar nem odiar para sempre”.Ao lado do padre Antonio Vieira e de Quevedo, a literatura de Gracián se insere no conceptismo – vertente barroca que priorizava a lógica, a clareza de conceitos, agudeza de pensamento e persuasão retórica – e foi reverenciada por nomes como La Rochefoucauld, Schopenhauer (que o traduziu para o alemão) e Friedrich Nietzsche. Nesta que é sua obra mais difundida, o pensador oferece conselhos primorosos que permanecem válidos e atuais. Baltasar Gracián (1601-1658) foi um pensador e escritor jesuíta do Século de Ouro Espanhol. Lecionou teologia e humanidades, participou da Sublevação da Catalunha e escreveu, além de A arte da prudência (1647), El criticón (1651-1657), que também figura entre suas principais obras." "1) Interessará a leitores de A arte da guerra, O príncipe e 36 estratagemas (todos publicados pela L&PM Editores).2) Escrito como um manual de sabedoria sobre como se comportar em diversas situações da vida, com trezentos conselhos curtos sobre relações interpessoais e de poder, sobre como agir e se posicionar, que podem ser aplicados também ao mundo dos negócios, como nos tópicos: “Não brilhar mais que seu superior”, “Deixar o jogo enquanto se tem a vantagem”, “Saber usar os inimigos”.3) É a obra mais conhecida de Baltasar Gracián, pensador e teólogo jesuíta do chamado Século de Ouro Espanhol.4) O autor fazia parte do que hoje se chama de “conceptismo” - escola barroca que priorizava a limpidez de conceitos e a arte retórica acima de tudo (outro expoente é o Padre Antônio Vieira). Suas frases são cristalinas, e a tradução de José Viegas Filho do espanhol consegue transmitir essa exatidão conceitual ao mesmo tempo que mantém a elegância estilística. Alguns aforismos seus mundialmente conhecidos: “O desprezo é [...] a mais sutil das vinganças”, “A verdade sempre vem por último, atrasada e manca”.5) Livro de consulta, que pode ser trabalhado como obra de aperfeiçoamento pessoal/ autoajuda."
Sobre os autores(as)

Gracian, Baltasar

BALTASAR GRACIÁN nasceu em 1601 em Aragão, teve formação e atuação religiosa, além de ser professor de Latim, Filosofia, Teologia Moral e Sagrada Escritura. Foi um pensador corajoso e original. Suas obras não eram bem-vistas por seus superiores que o levaram a exilar-se em Tarazona onde morreu em 1658. O ponto central de sua produção foi a síntese do pensamento dos homens: “o bom, se breve, é duas vezes bom”.

Pinheiro Machado, Ivan

Capa: Ivan Pinheiro Machado sobre a pintura “Retrato de Dante” (1495), Sandro Boticelli 47 x 57 cm, têmpera sobre madeira. Coleção particular, Genebra, Suiça.
ISBN 9788525438669
Autores Gracián, Baltasar (Autor) ; Viegas Filho, José (Tradutor) ; Pinheiro Machado, Ivan (Design)
Editora L&pm
Coleção/Serie L&pm Pocket
Idioma Português
Edição 1
Ano de edição 2019
Páginas 176
Acabamento Brochura
Dimensões 17,80 X 10,70
Sobre a loja

Myre Livraria, sua livraria online especializada em importação e revenda de livros nacionais e internacionais. Oferecemos uma vasta seleção de materiais didáticos de alta qualidade para aprender inglês, espanhol, francês, alemão e muito mais. Aproveite preços competitivos e entrega rápida em todo o Brasil

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

Myre Editora Ltda. - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade