A Cena Em Sombras..-

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Num texto primoroso, Leda Maria Martins nos traz em A Cena em Sombras, em segunda edição, os corpos negros em todas suas riquezas, potencialidades, movimentos e significações. Para além do teatro negro, cujas premissas e desenvolvimentos são aqui muito bem estabelecidos e que traz as cenas estadunidense e brasileira para compor sua análise crítica, o ensaio carrega memórias, afetos, ritos e mitos que entrecruzam diáspora negra atlântica com a tradição, a ancestralidade e a cultura africanas em uma encruzilhada.


O teatro negro representa aqui a resistência, a resiliência e a cultura afro-atlânticas como um jogo de signos e espelhos entre o palco e a vida cotidiana de negros e negras em confronto com os racismos e em reação aos preconceitos e processos de invisibilização e apagamentos de suas memórias ancestrais.


Com uma nova introdução a esta segunda edição, “Uma Vez, um Livro”, que estabelece a força insurgente do corpo performático, Leda reafirma neste já clássico estudo a potência da arte, do gesto político, da vigília, da ação e da negrura na construção de um país onde todos e todas caibamos.




"Muitas vezes, ao escrever, a minha própria experiência me assaltava, irrompendo na fala das minhas personagens, dublando sua voz. Desse modo, senti a dor de Emanuel, a ira de Ismael; prendi-me nas torres de Clara e sonhei os desejos de Clay. Ouvi os tambores que clamavam Jinga e tremi na angústia de seu corpo paralisado. Vivi a travessia do navio negreiro e aterrorizei-me com a passagem sepulcral, amaldiçoando os grilhões que nos aviltam. Cantei os spirituals e os blues, diverti-me com a farsa dos menestréis e delirei no jogo carnavalizado das aparências. Celebrei, com emoção, os congadeiros. Revi, ali, minha experiência vivida nesse lugar de desvios e superposições, em que, desde criança, senti a cena da minha alteridade negra ser festejada com fulgor, suturando, sem dor, minha cendida humanidade" Leda Maria Martins

LEDA MARIA MARTINS é Poeta, ensaísta, dramaturga e professora. Doutora em Letras e Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e mestre em Artes pela Indiana University, nos Estados Unidos, com pós-doutorado em Performances Studies pela New York University, Tisch School of the Arts, e em Performance e Ritos pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Foi professora da Universidade Federal de Minas Gerais, da Universidade Federal de Ouro Preto – Ufop e professora visitante da Tisch, além de diretora de Ação Cultural da UFMG (de março de 2014 a março de 2018). Atua nas áreas de artes cênicas, literatura comparada, performances e estudos culturais. Publicou vários livros, capítulos de livros e de ensaios no Brasil e no exterior, com destaque para Cantiga de Amares (1983); O Moderno Teatro de Qorpo-Santo (Editora UFMG/Ufop, 1991); A Cena em Sombras (Perspectiva, 1995 e 2023); coeditora da Callalloo (v. 18, n. 4, Johns Hopkins, 1995, Special Issue: African Brazilian Literature); Afrografias da Memória (Perspectiva/Mazza, 1997 e 2021); Os Dias Anônimos (Sette Letras, 1999); Performances do Tempo Espiralar, Poéticas do Corpo-Tela (Cobogó, 2021). Em 2017, foi criado o prêmio Leda Maria Martins de Artes Cênicas Negras de Belo Horizonte, patrocinado pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG.
Sobre o autor(a)

Martins, Leda Maria

Leda Maria Martins nasceu no Rio de Janeiro e vive em Belo Horizonte. É poeta, ensaísta, dramaturga, professora. É doutora em Letras/Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Artes pela Indiana University e formada em Letras pela UFMG. Possui pós-doutorados em Performance Studies pela New York University e em Performance e Rito pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Leda é também Rainha de Nossa Senhora das Mercês da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário no Jatobá, em Belo Horizonte. Em seu pensamento e proposições teóricas cruzam-se epistemologias e cosmovisões de várias matrizes cognitivas, como as derivadas dos saberes africanos transcriados nas Américas. Sua obra já foi tema dos simpósios Spiraling Time: Intermedial Conversations in Latin American Arts (Universidade da Califórnia, Berkeley, 2013) e Leda Maria Martins: Pensamentos e poéticas (Universidade de Brasília/Universidade Federal da Bahia, 2021). Entre os livros de sua autoria estão O moderno teatro de Qorpo-Santo (Ed. UFMG, 1991), A cena em sombras (Perspectiva, 1995) e Afrografias da memória (Perspectiva, 1995). Em 2017 foi criado o Prêmio Leda Maria Martins de Artes Cênicas Negras.
ISBN 9786555051599
Autores Martins, Leda Maria (Autor) ; Padilha, Laura Cavalcanti (Prefácio)
Editora Perspectiva
Coleção/Serie Debates
Idioma Português
Edição 2
Ano de edição 2023
Páginas 232
Acabamento Brochura
Dimensões 20,50 X 10,50

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