A obra tem como objetivo contribuir com a educação no ensino fundamental por meio de sugestões de teorias e práticas, considerando a relação entre os conteúdos curriculares e os saberes corporais dos estudantes, entendidos como aqueles relacionados às dimensões cognitivas, físicas, emocionais, culturais e sociais, entre outras, e constituídos no pulso cotidiano.
Inicialmente, apresenta para a fundamentação, um convite aos estudos e trabalhos relevantes a partir das contribuições de autores, das mais variadas áreas do conhecimento, seguindo a sugestões de atividades práticas.
A obra poderá ser um recurso para estudantes e profissionais que atuem em disciplinas como Educação, Pedagogia, Psicopedagogia, Sociologia da Infância, Expressão Corporal, Artes e Educação Física, reconhecendo a dimensão interdisciplinar e transdisciplinar da educação. Ao direcionar a atenção aos saberes corporais dos estudantes, as instituições, professores e gestores escolares permitirão uma maior participação do estudante no processo, integrando os contextos e cotidianos mediante a processos relacionais entre as propostas curriculares, as experiências e a realidade. Todo o conhecimento é relacional, ou seja, as informações ao serem apresentadas pelos professores devem produzir sentido para os estudantes como valor e verdade. Ao professor cabe a promoção de diálogos entre as teorias, os contextos e a vida.
Possui Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Barcelona (2019 – bolsa FAP/DF); Pós-doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Brasília; Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília; Mestrado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília; Especialização em Dança Educação, pela Universidade Castelo Branco do Rio de Janeiro e, Graduação em Educação Física em Licenciatura Plena pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. É professora adjunta da Universidade de Brasília, atuando como docente e pesquisadora junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), na Linha de Pesquisa Educação Ambiental e Educação do Campo (EAEC), tendo como áreas de estudo a Ecologia Humana e a Educação Ambiental e, como docente na Faculdade de Educação Física (FEF) da UnB. É integrante, no PPGE, do Grupo de Pesquisa – Educação, Ecologia Humana e Transdisciplinaridade na Linha de Pesquisa – Corpo, Cultura e Produção de Sentidos. Integra também o Grupo de Estudos em Atividade Física e Saúde (GEAFS/FEF). Desenvolve estudos e pesquisas sobre o corpo e a produção de sentidos relacionados a Educação, Educação Ambiental, Ecologia Humana, Sociedade, Cultura e Saúde. |
ISBN | 9788568324639 |
Autor(a) | Medina, Alice Maria Corrêa (Autor) |
Editora | Pucpress |
Idioma | Português |
Faixa etária | Adolescentes (11-14) |
Edição | 1 |
Ano de edição | 2017 |
Páginas | 128 |
Acabamento | Brochura |
Dimensões | 21,00 X 15,00 |
Myre Livraria, sua livraria online especializada em importação e revenda de livros nacionais e internacionais. Oferecemos uma vasta seleção de materiais didáticos de alta qualidade para aprender inglês, espanhol, francês, alemão e muito mais. Aproveite preços competitivos e entrega rápida em todo o Brasil
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade