Psicóloga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Ph.D. em Educação pela University of Southern California, Los Angeles. Professora titular do Departamento de Psicoogia Educacional da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Coordenadora da Linha Psicologia e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação – FE/Unicamp. Foi editora da Revista Educação e Ensino da Universidade São Francisco. É editora-associada da Educação Temática Digital e da Psicologia Reflexão e Crítica, e membro do corpo editorial de diversas revistas científicas. É consultora ad hoc de diversas agências de fomento. Bolsista de Produtividade 1B do CNPq. Pesquisa nas áreas de Aprendizagem e Desenvolvimento humano, sobre os temas: aprendizagem autorregulada, estratégias de aprendizagem, metacognição, motivação para aprendizagem, afetividade, variáveis afetivo-motivacionais, construção e validação de instrumentos para avaliação psicoeducacional. |
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (2012), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (2015). Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 2016). Atua principalmente com os seguintes temas: Ensino Superior, Leitura, Educação a distância, Tutoria e Estratégias de aprendizagem. |
É professora-adjunta IV da Universidade Federal de Goiás (UFG, 2009), Regional Catalão (2012). Possui licenciatura (1994) e graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1995), mestrado (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atuou como psicóloga na Instituição Cristã de Assistência Social de Uberlândia (Icasu) junto a crianças com vivência de rua (1995-1997). No Ensino Superior já atuou como professora de graduação em diversas instituições de ensino público e privado. Possui experiência na área de Psicologia e Educação e Psicologia do Desenvolvimento. |
Miriam Cruvinel: psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Especialização em Psicopedagogia pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Especialização em Psicoterapia Cognitiva pelo Instituto de Terapia Cognitiva de São Paulo. Mestrado em Psicologia, Desenvolvimento Humano e Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Doutora em Psicologia, Desenvolvimento Humano e Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. |
Possui formação em Psicologia e pós-graduação em Psicopedagogia Escolar pela Universidade Federal de Uberlândia; é mestre e doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas na Linha de Pesquisa Psicologia Educacional. A sua pesquisa de doutorado, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) teve como foco a “Autorregulação da aprendizagem de alunos do curso de formação de professores”. Tem experiência na área educacional, 220 trabalhando principalmente com os seguintes temas: Intervenção psicopedagógica, Motivação, Formação docente e Estratégias cognitivas e afetivas da aprendizagem. No momento, atua como palestrante, professora universitária em faculdades particulares do Estado de Minas Gerais e pesquisadora-colaboradora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicopedagogia (Gepesp) da Faculdade de Educação da Unicamp. |
Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina, é mestre pelo Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Londrina e doutora pelo programa de Educação da Unicamp. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Estilo motivacional, Teoria da autodeterminação, Autorregulação da aprendizagem, Motivação extrínseca, Motivação intrínseca e recompensas externas, Formação docente e Educação a distância. Possui experiência na formação de professores atuando como docente no Polo de Educação a Distância da Fainsep em Londrina. Além disso, é coproprietária de uma empresa de formação e consultoria pedagógica, ministrando cursos, oficinas e palestras para estudantes e professores da educação básica e superior. |
Maria Aparecida Mezzalira Gomes é pesquisadora-colaboradora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia. Possui graduação em Pedagogia, especialização em Psicopedagogia Escolar e Clínica, mestrado e doutorado em Desenvolvimento Humano e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Estudos de Pós-doutorado Júnior junto à FE/Unicamp, com bolsa do CNPq (PDJ 2011-2013). Consultora ad hoc de diversas revistas científicas. Experiência docente no Ensino Superior em cursos de licenciatura (disciplinas da área de Educação) e em cursos de Pós-graduação Lato Sensu, em Psicopedagogia. |
ISBN | 9788532659965 |
Autores | Boruchovitch, Evely (Compilador) ; Mezzalira Gomes, Maria Aparecida (Autor) ; Machado, Amélia Carolina Terra Alves (Autor) ; Ganda, Danielle Ribeiro (Autor) ; Costa, Elis Regina Da (Autor) ; Cruvinel, Miriam (Autor) ; Góes, Natália Moraes (Autor) |
Editora | Vozes |
Idioma | Português |
Edição | 1 |
Ano de edição | 2019 |
Páginas | 224 |
Acabamento | Brochura |
Dimensões | 21,00 X 13,70 |
Myre Livraria, sua livraria online especializada em importação e revenda de livros nacionais e internacionais. Oferecemos uma vasta seleção de materiais didáticos de alta qualidade para aprender inglês, espanhol, francês, alemão e muito mais. Aproveite preços competitivos e entrega rápida em todo o Brasil
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade