Cadernos Do Cárcere (Vol. 1)

Código: 445253 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

Escritos por Gramsci no longo período em que esteve preso nos porões da ditadura fascista italiana, os cadernos constituem uma das obras mais importantes da teoria política deste século.

 

Esta edição brasileira dos Cadernos do cárcere foi organizada por Carlos Nelson Coutinho, reconhecido internacionalmente como um dos maiores especialistas no pensamento de Gramsci, com a colaboração de Luiz Sérgio Henriques, editor da revista eletrônica Gramsci e o Brasil, e de Marco Aurélio Nogueira, professor livre-docente da Universidade Estadual Paulista.

 

“Antonio Gramsci foi preso em 8 de novembro de 1926. Por ocasião do seu processo diante do Tribunal Especial para a Defesa do Estado, dezoito meses depois, o promotor fascista declarou: ‘Devemos impedir que esse cérebro funcione durante vinte anos.’ Na metade desse tempo, Gramsci — que morreu sem ter conquistado a plena liberdade, em 25 de abril de 1937, aos 46 anos — produziu uma obra que o distinguiria, mais tarde, como uma das figuras intelectuais mais importantes do século XX.

Esta edição brasileira dos cadernos de Gramsci foi realizada com o máximo de cuidado. Ela tem a intenção de fazer com que o texto de Gramsci, notoriamente complexo em função do seu caráter fragmentário e incompleto, torne-se acessível ao leitor; mas, ao mesmo tempo, pretende fornecer a esse leitor uma visão clara da riqueza e da complexidade do projeto de pesquisa de investigação crítica multidirecional que Gramsci empreendeu na prisão, em oposição às forças reacionárias que pretendiam silenciá-lo.” - Joseph A. Buttigieg

“Gramsci ajudou os marxistas a se libertassem do marxismo vulgar. A força do seu compromisso intelectual está no fato de que não se tratava de um compromisso puramente acadêmico. A práxis estimulava e fecundava sua teoria, até representar seu objetivo final. Somos gratos a Gramsci não só pelo permanente estímulo intelectual que ele representa, mas por nos ter ensinado que o esforço para transformar o mundo não só é compatível com o pensamento histórico original, sutil e de olhos abertos, mas que, sem ele, é um esforço impossível.” -Eric J. Hobsbawm

Antonio Gramsci (1891 - 1937) foi um filósofo, jornalista e político italiano. Foi membro-fundador e secretário-geral do Partido Comunista da Itália. Em 1924, foi eleito deputado, mas não terminou o mandato porque foi presopelo regime fascista ascendente de Benito Mussolini. Em 1934, com a saúde bastante prejudicada após internações consecutivas, Gramsci recebeu a liberdade condicional para que pudesse se recuperar. Ele morreu algum tempo depois, aos 46 anos. Não publicou nenhum livro em vida. Os Cadernos do cárcere são uma reunião dos manuscritos de Gramsci, feitos em cadernos escolares entre 1929 e 1935, e representam a obra máxima de seu pensamento inovador. Sua crítica ao marxismo extrapolou os limites do pensamento socioeconômico e da organização política, sendo ele pioneiro no debate sobre hegemonia cultural.  A filosofia de Gramsci se tornou notável tardiamentepois a primeira edição integral dos Cadernos só foi publicada em 1975, na Itália. Ele é considerado um dos pensadores mais influentes da esquerda brasileira durante o processo de reorganização partidária promovida pela abertura política, após a derrocada do regime militar (1964-1985).

Sobre o autor(a)

Nogueira, Marco Aurelio

Marco Aurélio Nogueira é doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutor pela Universidade de Roma, Itália. Livre-docente e professor titular pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (Unesp, Puc-SP e Unicamp). Coordenador Científico do Núcleo de Estudos e Análises Internacionais (NEAI), vinculado ao Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais da UNESP (IPPRI). É colunista do jornal O Estado de S. Paulo.
ISBN 9786558020240
Autores Gramsci, Antônio (Autor) ; Henriques, Luiz Sérgio (Tradutor) ; Nogueira, Marco Aurélio (Tradutor) ; Coutinho, Carlos Nelson (Tradutor)
Editora Civilização Brasileira
Coleção/Serie Cadernos Do Cárcere
Idioma Português
Grade curricular Ensino Fundamental II
Faixa etária Adolescentes (11-14)
Edição 14
Ano de edição 2022
Páginas 490
Acabamento Brochura
Dimensões 22,50 X 15,50
Sobre a loja

Myre Livraria, sua livraria online especializada em importação e revenda de livros nacionais e internacionais. Oferecemos uma vasta seleção de materiais didáticos de alta qualidade para aprender inglês, espanhol, francês, alemão e muito mais. Aproveite preços competitivos e entrega rápida em todo o Brasil

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

Myre Editora Ltda. - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade