Caminhos Trilhados Na Luta Antirracista

Código: 443054 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

Esta publicação pode ser considerada uma autobiografia etnográfica, como a própria Zélia Amador de Deus nomeia sua escrita. Nos oito artigos aqui reunidos, a autora apresenta, por meio de uma produção teórica e politicamente posicionada, dimensões políticas, sociais e culturais que marcaram e marcam a história social e política brasileira ainda pouco conhecida. Os textos, escolhidos pela própria autora, representam o núcleo central do seu pensamento e da sua intervenção acadêmica e política dos anos 1990 até 2019. É o olhar sobre essa história produzido por uma mulher negra, ou uma mulher preta, como a própria Zélia faz questão de nomear a si mesma. Mas essa jamais será uma história individual. Ela faz parte de um coletivo, e é construída dessa maneira.

Protagonista de momentos marcantes da luta contra a ditadura militar, do processo de redemocratização do país, da organização política do movimento negro contemporâneo e da implementação das políticas de igualdade racial, a professora Zélia apresenta, analisa e reflete sobre os problemas centrais vividos por aquelas e aqueles que transformaram e transformam a igualdade racial e o antirracismo não só em bandeiras de luta, mas na sua principal razão de viver.
Nilma Lino Gomes
Sobre o autor(a)

Amador De Deus, Zélia

Zélia Amador de Deus, artista, militante do movimento negro e professora universitária, Zélia é graduada em Letras pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutora em Ciências Sociais pela UFPA. Atualmente é professora do Instituto de Ciências da Arte (ICA/UFPA) e assessora de Diversidade e Inclusão da UFPA. Foi vice-reitora da UFPA (gestão 1993-1997), membro do Grupo de Trabalho Interministerial de Valorização da População Negra (GTI) (1996 a 2001) e presidenta da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros e Negras (ABPN) (gestão 2010-2012). Foi membro da Comissão Técnica Nacional de Diversidade para Assuntos Relacionados à Educação dos Afro-brasileiros (CADARA), órgão técnico vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e criado com o objetivo de elaborar, acompanhar, avaliar e analisar políticas públicas educacionais voltadas para o cumprimento da Lei n.º 10.639/2003. Na sua trajetória de militância estão a cofundação do Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará (CEDENPA) e do Grupo de Estudos Afro-Amazônico (GEAM/UFPA), o primeiro Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) do norte do país. Suas principais áreas de estudo são: história da arte e relações étnico-raciais, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, arte, políticas de ação afirmativa, racismo e educação e culturas afrodiaspóricas.
ISBN 9788551307120
Autor(a) Amador De Deus, Zélia (Autor)
Editora Autêntica
Coleção/Serie Cultura Negra E Identidades
Idioma Português
Edição 1
Ano de edição 2020
Páginas 112
Acabamento Brochura
Dimensões 23,00 X 16,00
Sobre a loja

Myre Livraria, sua livraria online especializada em importação e revenda de livros nacionais e internacionais. Oferecemos uma vasta seleção de materiais didáticos de alta qualidade para aprender inglês, espanhol, francês, alemão e muito mais. Aproveite preços competitivos e entrega rápida em todo o Brasil

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

Myre Editora Ltda. - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade