Comunicar É Negociar..-

Código: 532325 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
Dominique Wolton pode ser chamado, no melhor sentido da palavra, de visionário: quando a internet estava em fase de popularização, nos distantes anos 1990, ele já avisava: “Precisa regulamentar”. Muita gente não entendia o que ele queria dizer. Era o tempo da utopia do tudo gratuito e livre na rede. Trinta anos passados, ele pode dizer que estava certo desde o começo. Ele também sempre defende que democracia, bem público e comunicação não se separam. Aliás, não se cansa de mostrar que a comunicação é mais complexa e mais importante do que a informação. A comunicação é a relação com o outro. É disso que trata neste pequeno e consistente livro, Comunicar é negociar.
Três eixos são abordados detalhadamente: comunicação, incomunicação (que caracteriza como dificuldade de comunicação) e acomunicação (neologismo com o qual define a ausência total de comunicação). O leitor vai encontrar, portanto, um elogio argumentativo da diversidade, do pluralismo e da tolerância. A dificuldade de comunicação pode ser um poderoso estímulo para a comunicação. A construção da União Europeia é o exemplo mais acabado usado pelo autor. Países que discordam em quase tudo unidos pela necessidade de fortalecimento e pelos ganhos do compartilhamento.
Neste volume denso, Wolton prova que menos pode ser mais. Cada capítulo, que pode ser um artigo retomado de alguma edição de Hermès ou de outra publicação, aprofunda um tópico e amplia o horizonte da reflexão. A unidade impressiona. No fundo, Dominique Wolton trata do problema essencial das sociedades atuais: como conciliar tantas diferenças legítimas? Dito de outro modo, como equilibrar antagonismos? Ou como conviver sem anular a identidade do outro nem ser atropelado por ela? O aprendizado da convivência passa pela capacidade de negociar. Evidentemente que negociar significa ter direito a voz, mas também saber ouvir, algo que frequentemente se apresenta como mais difícil. Quem não quer ter suas reivindicações aceitas? É fundamental, porém, saber fazer concessões. Negociar é se abrir ao possível, mesmo improvável, o ponto futuro da mudança.
Sobre o autor(a)

Wolton, Dominique

Doutor em sociologia, Dominique Wolton é diretor de pesquisa do Centro Nacional da Pesquisa Científica (CNRS), onde dirige, desde 2000, o laboratório de 'Informação, Comunicação e Implicações Científicas'. É diretor da revista científica Hermès, e um dos grandes especialistas europeus em política e comunicação. Escreve regularmente, entre outros, para os jornais Le Monde e Libération.

Elogio do grande público (Ática, 1996), Pensar a comunicação (UNB, 2004), É preciso salvar a comunicação (Paulus, 2006.
ISBN 9786557591086
Autor(a) Wolton, Dominique (Autor)
Editora Sulina
Coleção/Serie Aldeia Global
Idioma Português
Edição 1
Ano de edição 2023
Páginas 128
Acabamento Brochura
Dimensões 21,00 X 14,00

Produtos relacionados

Sobre a loja

Myre Livraria, sua livraria online especializada em importação e revenda de livros nacionais e internacionais. Oferecemos uma vasta seleção de materiais didáticos de alta qualidade para aprender inglês, espanhol, francês, alemão e muito mais. Aproveite preços competitivos e entrega rápida em todo o Brasil

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

Myre Editora Ltda. - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade