Correspondência Entre Espinosa E Oldenburg

Código: 443083 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
A correspondência entre Espinosa e Oldenburg é a mais numerosa entre o epistolário espinosano. De maneira inédita, esta edição traz, além das cartas no original em latim e sua tradução direta para o português, análises sobre cada uma das cartas e uma rica introdução escrita pelo tradutor Samuel Thimounier.

Amigos distantes, no espaço e no pensamento, Bento de Espinosa e Henry Oldenburg mantiveram um expressivo contato mediado por cartas, entre 1661 e 1676. Da metafísica à religião, passando pela química e pela ética, eles tratavam de vários assuntos particulares e compartilhavam notícias dos achados científicos e das lutas políticas que os rodeavam em pleno século XVII. Ao longo desse intercâmbio de ideias e informações, Espinosa esteve preparando sua obra maior, a Ética .

A relevância e a qualidade deste livro devem reluzir, de pronto, a autoridade das palavras de Goethe: “sua correspondência [de Espinosa] é o livro mais interessante que se pode ler no mundo de sinceridade e de filantropia”. Documento interessantíssimo e apaixonante, que carrega um conteúdo filosófico de primeira ordem, capaz de verter luz reveladora sobre aspectos importantes da gênese, do debate e da formulação do pensamento de Espinosa.
Sobre os autores(as)

Espinosa, Spinoza

Baruch de Espinosa nasceu em 1632, em Amsterdã, filho de judeus ibéricos que, fugindo da Inquisição, haviam se instalado na cidade. Aos 23 anos, foi excomungado e teve de abandonar a comunidade judaica em que crescera. A partir daí, vive em várias cidades holandesas, trava contatos com grandes expoentes da vida intelectual da época e produz uma das mais importantes obras de toda a história da filosofia. Em vida, Espinosa publicou dois textos: os Princípios da filosofia cartesiana e Pensamentos metafísicos, em 1663, e o Tratado teológico-político, aparecido anonimamente em 1670. No ano de sua morte, 1677, amigos publicaram em latim e holandês as suas Obras póstumas, que incluíam o Tratado da emenda do intelecto, o Compêndio de gramática da língua hebraica, o Tratado político, a maior parte de sua correspondência e, principalmente, a Ética demonstrada segundo a ordem geométrica, sua obra mais importante. Em meados do século XIX, descobriram-se cópias de um trabalho inédito, o Breve tratado de Deus, do homem e do seu bem-estar.

Oldenburg, Henry

Henry Oldenburg nasceu aproximadamente em 1617, em Bremen, na Alemanha. Dedicou-se aos estudos teológicos, às línguas hebraica, latina e grega, bem como à retórica, à lógica e à matemática, entre outros. Teólogo e diplomata, foi um dos maiores intelectuais da Europa do século XVII, tinha uma enorme rede de correspondentes e foi o criador da revisão por pares na publicação científica.
ISBN 9786586040906
Autores Espinosa, Spinoza (Autor) ; Oldenburg, Henry (Autor) ; Thimounier, Samuel (Tradutor)
Editora Autêntica
Coleção/Serie Filô
Idioma Português
Edição 1
Ano de edição 2021
Páginas 336
Acabamento Brochura
Dimensões 23,00 X 16,00
Sobre a loja

Myre Livraria, sua livraria online especializada em importação e revenda de livros nacionais e internacionais. Oferecemos uma vasta seleção de materiais didáticos de alta qualidade para aprender inglês, espanhol, francês, alemão e muito mais. Aproveite preços competitivos e entrega rápida em todo o Brasil

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

Myre Editora Ltda. - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade