Elogio Do Estudo..-

Código: 443103 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
Elogio estudo é o terceiro livro da série que começou com Elogio da escola e continuou com Elogio do professor. Neste volume, o estudo é pensado como um tipo de relação com o mundo, e não como uma forma de aquisição de saber. Nesse sentido, o estudo constitui um conceito ontológico antes que epistemológico, dado que não se refere tanto ao conhecimento, mas sim ao mundo e à maneira de estarmos nele.

A palavra “estudo” tem uma ressonância antiga e, portanto, anterior à captura psicológica da educação, à mercantilização da escola e à sua transformação em uma máquina meritocrática a serviço da economia. Sua origem é pré-moderna, antecedendo o que se costuma chamar de “escola tradicional”. Mas quiçá, justamente por isso, a noção de estudo possa nos ajudar a compreender de forma radical a natureza e o sentido da escola atual, precisamente agora que os espaços, os tempos, os rituais e as materialidades que até aqui constituíram seu universo específico parecem estar seriamente ameaçadas.
Sobre os autores(as)

Larrosa, Jorge

Jorge Larrosa é professor de Filosofia da Educação na Universidade de Barcelona. Licenciado em Pedagogia e em Filosofia, doutor em Pedagogia, realizou estudos de pós-doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Londres e no Centro Michel Foucault da Sorbonne, em Paris. Foi professor convidado e ministrou cursos e conferências em diversas universidades europeias e latino-americanas. É membro de conselhos de redação e comitês científicos de uma dezena de revistas internacionais. Seus trabalhos, de clara vocação ensaística, se situam em um terreno fronteiriço entre a filosofia, a literatura, o cinema e a educação. Trabalhou com artistas tanto das artes cênicas quanto das artes plásticas. É fundador e coordenador-geral do Mais Diferenças, associação para a experimentação em educação e cultura inclusivas. Entre suas obras, destacam-se La experiencia de la lectura: estudios sobre literatura y formación (Laertes y Fondo de Cultura Económica); Pedagogia profana (Autêntica); Linguagem e educação depois de Babel (Autêntica), e com Carlos Skliar, Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença (Autêntica). Realizou diversas compilações de ensaios e dirigiu várias monografias em revistas especializadas.

Bárcena, Fernando

Fernando Bárcena é professor de Filosofia da Educação na Uni¬versidad Complutense de Madrid (Espanha) e músico, sob a modalidade de canção de autor. Seu último livro é Maestros y discípulos: anatomía de una influencia (Ápeiron Ediciones, no prelo).

Valerio López, Maximiliano

Maximiliano Valerio López é professor de Filosofia da Educação na Universidade Fe¬deral de Juiz de Fora (Brasil). Seus últimos trabalhos incluem três ensaios: “Filmar a escola”; “Skholé e igualdade” (em diálogo com Jan Mass¬chelein e Maarten Simons); e “Bolhas de sabão” (em diálogo com Jorge Larrosa), todos publicados na série dos Elogios da coleção Educação: Experiência e Sen¬tido. Também dirigiu o filme Teoria da escola (2016).
ISBN 9786559282364
Autores Bárcena, Fernando (Autor) ; Valerio López, Maximiliano (Autor) ; Larrosa, Jorge (Autor) ; Maroto Guerola, Carlos (Tradutor)
Editora Autêntica
Coleção/Serie Educação: Experiência E Sentido
Idioma Português
Edição 1
Ano de edição 2023
Páginas 256
Acabamento Brochura
Dimensões 21,00 X 14,00

Produtos relacionados

Sobre a loja

Myre Livraria, sua livraria online especializada em importação e revenda de livros nacionais e internacionais. Oferecemos uma vasta seleção de materiais didáticos de alta qualidade para aprender inglês, espanhol, francês, alemão e muito mais. Aproveite preços competitivos e entrega rápida em todo o Brasil

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

Myre Editora Ltda. - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade