A história da República Brasileira foi tecida a partir de uma dinâmica de poucos momentos de governos legítimos, em proximidade com a democracia e a cidadania, e muitas interrupções, por movimentos autoritários, que mantiveram grande parte da população excluída da escola. Esse processo histórico instável dificultou a construção das políticas, legislações e orçamentos educacionais. O tamanho do país, as desigualdades sociais, os territórios diferenciados estiveram entre os impasses para a construção de um pensamento nacional sobre a educação e a consolidação de um sistema educacional articulado, mas não homogeneizado, que tivesse como centro a formação humana e o direito universal à escolarização.No início do século XX começou a ser elaborada a construção de um pensamento nacional sobre a educação, sustentado no reconhecimento da educação como um direito de todos os cidadãos e na necessidade de organização das redes públicas. Esse pensamento pedagógico tem como referência Anísio Teixeira, Florestan Fernandes, Paulo Freire, Darcy Ribeiro, Milton Santos e Maria Nilde Mascelani, entre tantos e tantas. Suas ideias inspiram a construção de propostas educativas qualificadas e democratizadoras nas escolas públicas e universidades e são trazidas como estruturais para pensar Pedagogias para Sociedades Democráticas.Retomar essa tradição, não para copiá-la ou mantê-la na íntegra, mas para assumi-la como a raiz de uma grande árvore que sustenta um projeto educativo que segue expandindo-se e incorporando novas teorias e práticas. Criar uma escola que não seja qualquer escola, mas a escola comum para a população brasileira, uma escola emancipadora que acolha a todos, crianças, jovens e adultos, que construa pertencimento, vida comum e bem viver no seu dia a dia, que defenda e afirme uma ética do cuidado e os valores da democracia, da beleza, da sensibilidade e da solidariedade.
Sobre os autores(as)
Moll, Jaqueline
Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora colaboradora da Universidade de Brasília (UnB). Diretora de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação. |
Barbosa, Maria Carmen Silveira
Doutora em Educação pela UNICAMP. Professora na Faculdade de Educação da UFRGS. |