Enciclopédia Discursiva Da Covid-19 O Primeiro Ano Da Pandemia No Brasil..-

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A Enciclopédia discursiva da Covid-19 tem como objetivo principal romper com as barreiras da comunicação, viabilizando o acesso a informações cientificamente relevantes por meio de linguagem acessível, mais abrangente e objetiva, concretizando, assim, o diálogo entre ciência, linguagem e público. O projeto consiste numa coletânea de textos que apresentam análises discursivas do funcionamento de alguns dos termos ou expressões que circularam com frequência na mídia brasileira no primeiro momento da pandemia, entre março e dezembro de 2020. Neste volume encontram-se dezessete verbetes que buscam evidenciar a intensa luta pela tomada polêmica da produção e circulação dos discursos sobre a Covid-19 no país.
Sobre os autores(as)

Baronas, Roberto Leiser

Enquanto trabalhava como mecânico, cursou o Ensino Médio Magistério na Escola Estadual Ministro João Alberto, em Nova Xavantina-MT (1987). Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Universitário do Araguaia em Pontal do Araguaia-MT (1994), e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus Araraquara (2003). Desenvolveu sua tese sob a orientação de Edna Fernandes dos Santos Nascimento e com apoio de bolsa PDEE/Capes, fez doutorado sanduíche na Université Paris-Est Créteil Val-de-Marne, França, no Centro de Estudos de Discursos, Imagens, Textos, Escritos e Comunicação (CÉDITEC) sob a supervisão de Simone Bonnafous (2003). Realizou estágio de pós-doutorado de um ano com bolsa PDS do CNPq junto ao Grupo de Pesquisa Linguagem, Identidade e Memória/CNPq no Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) sob a supervisão de Beth Brait (2012). Trabalhou como professor de Língua Portuguesa na rede estadual de ensino fundamental e médio de Mato Grosso e 11 anos e meio na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus Alto Araguaia. Atualmente é professor associado no Departamento de Letras e orientador de trabalho de conclusão de curso, iniciação científica, dissertação de mestrado, tese de doutorado e supervisão de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), de dissertação e tese no PPGEL da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, nível 1 D. Foi presidente e membro da Comissão Assessora para Análise de Novos Cursos de Pós-Graduação na UFSCar (2019) e é um dos coordenadores da Comissão de Análise de Discurso da ABRALIN. Traduziu diversos artigos e livros relevantes no campo dos estudos discursivos, é organizador e autor de diversos livros e artigos nesse domínio e é um dos editores responsáveis pela Revista de Popularização em Ciências da Linguagem – Linguasagem da UFSCar. Foi editor da Revista da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) de 2014 a 2017, delegado regional da Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso (ALED) Brasil de 2014 a 2018 e presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL) no período de 2016 a 2018. É o coordenador da Unidade de Pesquisa em Linguística popular (UPLiP/UFSCar) e é também um dos coordenadores do Laboratório de Estudos Epistemológicos e de Discursividades Multimodais (LEEDiM-UFSCar/CNPq). Tem experiência na área de Linguística com ênfase nos domínios da Linguística popular/Folk linguistics, da Análise do Discurso e da Filosofia da Linguística e do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística popular, análise do discurso, discurso político, discurso digital e epistemologia e história da linguística brasileira.

Rodrigues, Fernanda Castelano

Professora da Área de Língua Espanhola e suas Literaturas do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desde 2008. Docente efetiva do Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-americana do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Letras (1996), mestrado (2003) e doutorado (2010) em Letras – Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana, todos pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorado em 2018 como Pesquisadora Colaboradora do Centro de Pesquisa Políticas, Enunciação, História, Materialidades, Sexualidades (POEHMAS) do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Especialização em Políticas Públicas para a Igualdade na América Latina (2018) pelo Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO). Desenvolve e orienta pesquisas principalmente nos seguintes temas: ensino/aprendizagem de língua espanhola no Brasil, políticas linguísticas, direitos linguísticos, legislação linguística e legislação educacional. Membro da diretoria da Associação Brasileira de Hispanistas nos biênios 2008-2010 e 2010-2012. Diretora do Instituto de Línguas da UFSCar de 2016 a 2017. Membro da Associação de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo (APEESP) e da Associação Brasileira de Hispanistas (ABH).

Costa, Julia Lourenço

Pós-doutoranda no Departamento de Linguística da Universidade de São Paulo (CEDOCH-USP) sob a supervisão da Profa. Cristina Altman. Pós-doutora (2021) em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-FAPESP) sob a supervisão do Prof. Roberto Baronas, com período de estágio de pesquisa (BEPE-FAPESP) sob a supervisão da Profa. Marie-Anne Paveau. Mestra (2013) e Doutora (2017) em Semiótica e Linguística geral pela Universidade de São Paulo (USP) sob a orientação da Profa. Norma Discini, também com período de estágio no exterior (PDSE-Capes) em 2014, sob a orientação do Prof. Dominique Maingueneau. Graduada em Licenciatura Plena em Letras Português/Inglês na UFSCar (2011). Contemplada, em 2021, com o Prêmio Joaquim Mattoso Câmara Jr. da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) – juntamente com o prof. Baronas – pela organização da tradução para o português do livro “Análise do discurso digital: dicionário das formas e das práticas”, de Marie-Anne Paveau. Desenvolve pesquisas em Análise do discurso, Semiótica e Historiografia Linguística, com maior interesse pelas temáticas relacionadas aos feminismos.
ISBN 9786586768909
Autores Rodrigues, Fernanda Castelano (Autor) ; Costa, Julia Lourenço (Autor) ; Baronas, Roberto Leiser (Autor)
Editora Edufscar
Idioma Português
Edição 1
Ano de edição 2022
Páginas 211
Acabamento Brochura
Dimensões 21,00 X 14,00
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