Sumário
Apresentação
Rosimeri de Oliveira Dias
?Heliana de Barros Conde Rodrigues
Modos de trabalhar uma formação inventiva de professores: escrita de si, arte, universidade e escola básica
Rosimeri de Oliveira Dias
Ensaio sobre a escrita em Michel Foucault: do belo perigo à escultura de si
Heliana de Barros Conde Rodrigues
O papel da escrita na formação de professores e o problema da coemergência
Virgínia Kastrup
?Verônica Gurgel
Escritas de si em diários de bordo: experiências de estudantes de pedagogia com uma disciplina que problematiza relações de gênero e sexualidades
Anderson Ferrari
?Roney Polato de Castro
Cartas como método de pesquisa na formação de professor
Renata Morais Lima
?Rosimeri de Oliveira Dias
A escrita de si na formação de professores e a subjetivação das experiências
Luiz Antonio Saléh Amado
A escrita em atos de pesquisa
Eduardo Antonio de Pontes Costa
Tecendo psicologias e modos de fazer educação entre escolas e universidades: os desafios de fazer com
Luiza Teles Mascarenhas
?Márcia Moraes
Escrever, corporar, inscrever: prática da criação de si na formação de professores
Carmen Ines Debenetti
?Maria Elizabeth Barros de Barros
Nós da escrita e escritores de si: as palavras resistem
Ariana Fonseca da Silva
?Bruno da Silva Rodrigues Macedo
?Valéria Vilhena
Corresponder(nos): un gesto que hospeda la amistad como forma de estar juntos en la educación
Anelice Ribetto
¿Qué nos hace ser maestros?: paradojas de la relación pedagógica
Carina Rattero
“Apesar de você, amanhã há de ser outro dia”: processos formativos em tempos nebulosos
Mairce Araújo
Experiências com Arte Ambiente Alteridade no Ciep 411
Ana Luiza Gonçalves Dias Mello
?Rosilene de Lima Costa
?Aymê Silva de Oliveira
?Andreia Cardoso da Silva
Conexão Macedo: Por Entre Escritas, Escutas e Cartas para Formar Professores Entre Universidade e Escola Básica
Carolina Bertassoni dos Santos
?Isabel de Oliveira Mendes
?Jussara Cavalcante Silva
?Ana Carolina Freitas de Guimarães
?Gabriel Spangemberg Moura Rocha
?Luciana Porto da Mata
?Larissa Cristina Barros dos Santos
Quando um grupo de estudos escreve: o Nefi (Proped/Uerj) e a escrita de si
Simone Berle
?Walter Omar Kohan
Sobre os(as) autores(as)
Este livro é efeito de bons encontros de diferentes professores, pesquisadores e estudantes, e destes com o trabalho ligado à escola básica na luta por agenciar dispositivos que funcionem a favor de mudanças na formação de professores. Os textos aqui presentes mostram caminhos onde o encontro pode se transformar em acontecimento que privilegia o movimento e a transformação dos modos hegemônicos de existência. Escritas de si por meio dos modos de trabalhar, de constituição de diários de campo, em atos de pesquisar, em corporar, em insistir nas resistências da palavra, em nos enviar cartas, em experienciar correspondências entre nós no contexto escolar, na formação e na aprendizagem. Percursos que engendram buscas e que pretendem a abertura para outros encontros com práticas e sujeitos implicados com formas outras de fazer escola e formação.Esses percursos traçam um conjunto de caminhos. Os capítulos aqui apresentados, e os autores considerados, são tais caminhos. Toda obra é uma viagem, um trajeto, mas que só percorre tal ou qual caminho exterior em virtude dos caminhos e trajetórias interiores que a compõem, que constituem sua paisagem e suas escritas de si.
Heliana de Barros Conde Rodrigues é doutora em Psicologia Escolar (USP, 2002). Professora associada do Departamento de Psicologia Social e Institucional do Instituto de Psicologia da UERJ. Autora de livros e artigos sobre Análise Institucional francesa, História Oral e Genealogia foucaultiana. |
Professora associada do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro(FPP, Uerj). |
ISBN | 9788583160601 |
Autores | Dias, Rosimeri De Oliveira (Autor, Compilador) ; Rodrigues, Heliana De Barros Conde (Autor, Compilador) |
Editora | Lamparina |
Idioma | Português |
Edição | 1 |
Ano de edição | 2019 |
Páginas | 256 |
Acabamento | Brochura |
Dimensões | 21,00 X 14,00 |
Myre Livraria, sua livraria online especializada em importação e revenda de livros nacionais e internacionais. Oferecemos uma vasta seleção de materiais didáticos de alta qualidade para aprender inglês, espanhol, francês, alemão e muito mais. Aproveite preços competitivos e entrega rápida em todo o Brasil
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade