Guernica Hq

Código: 488242 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
A história da destruição de Guernica e da criação de uma das obras de arte mais célebres de todos os temposEspanha, 1937. A cidade de Guernica, no norte da Espanha, é assolada por um ataque aéreo sem precedentes.Este crime de guerra entrará para a história como a primeira vez em que civis foram alvo deliberado de um bombardeio aéreo, e também como a fonte de inspiração para que Pablo Picasso pintasse uma de suas obras mais conhecidas.Ainda hoje, a cidade basca de Guernica e o quadro de mesmo nome simbolizam as atrocidades da guerra e do fascismo. Este livro dá vida aos personagens deste drama, tão palpitante quanto atual. "1) Graphic novel que une o melhor da história e da arte. Trata da tragédia da cidadezinha basca de Guernica (um dos mais sangrentos episódios da Guerra Civil Espanhola) e do processo criativo do pintor espanhol Pablo Picasso para criar a tela de mesmo nome, que é das obras mais emblemáticas, valiosas e conhecidas das artes plásticas.2) O ataque aéreo de Guernica representa a primeira vez em que a população civil foi alvo em um conflito armado. Os autores acertam em retratar, nesta graphic novel, como era a vida dos cidadãos da cidade antes do bombardeio, humanizando-os e aproximando-os do leitor.3) O bombardeio de Guernica entrou para a história como emblema e símbolo dos horrores da guerra e, mais especificamente, do fascismo (foi realizado pela força aérea alemã nazista, em apoio ao fascista Francisco Franco; verteram sobre a cidadezinha mais de 5 mil bombas incendiárias, destruindo quase que por completo a localidade).4) Picasso é convidado a pintar um quadro para representar seu país natal, a Espanha, na Exposição Universal de Paris de 1937. Ele quer fazer algo que seja uma crítica a Franco, mas só quando sabe do massacre de Guernica é que encontra inspiração para sua obra-prima. 5) Mostra todo o processo criativo do pintor, as circunstâncias em que pintou a imensa tela no seu ateliê no bulevar des Grands-Augustins, em Paris; traz fotos do esboço do quadro (de autoria de Dora Maar) e do quadro completo. 6) Esta obra é um lembrete adequado para os tempos atuais, de que as grandes vítimas do fascismo é a população comum, o povo.7) Ao final, traz como apêndice o tocante depoimento de Luis Iriondo, habitante de Guernica que era criança quando do bombardeio e que foi entrevistado por Bruno Loth.8) Após a Exposição Universal de 1937 ser desmontada, Picasso, ferrenho opositor ao regime franquista, cedeu temporariamente a tela ao Museu de Arte Moderna de Nova York, com a orientação expressa de que a mesma só poderia voltar para o solo espanhol após a queda ou morte de Franco - o que ocorreu em 1975. Hoje o quadro se encontra no Museu Rainha Sofia, em Madri.9) Linda edição, e uma excelente opção para presente de Natal."
Sobre os autores(as)

Boide, Alexandre

Alexandre Boide nasceu em 1979 em São Paulo. Formado em Letras, trabalha no mercado editorial desde 2003, primeiro como editor e desde 2009 como tradutor, vertendo para o português livros e HQs para adultos e crianças, como os livros da série Diário de um Banana e as tiras de quadrinhos de personagens icônicos como Snoopy e Garfield. Em 2021, lançou seu primeiro livro para o público infantojuvenil, Capitão Mimo. Atualmente vive em São Carlos (SP) com sua família e um casal de gatinhos vira-latas adotados.

Loth, Bruno

"Bruno Loth nasceu em 1960, na França. Antes de se lançar como quadrinista, trabalhou como ilustrador no mercado de publicidade. Estreou nos quadrinhos com a série ""Ermo"" (2006), publicada por sua própria editora, Libres d’Images, que retraça a Guerra Civil Espanhola por meio das aventuras de um adolescente. Seguiram-se ""Mémoires d’un ouvrier: Avant guerre et sous l’Occupation"" (2016), ""Dolorès"" (2016), ""Guernica"" (2019) e ""Viva l’anarchie!: La reencontre de Makhno et Durutti"" (2020), todos publicados pela editora francesa Boîte à Bulles. Guernica é sua primeira obra lançada no Brasil.

Loth, Corentin

Corentin Loth é colorista, apaixonado por informática e quadrinhos. Trabalhou no último álbum da série ""Ermo"" (Libre d’Images, 2010), em ""John Bost"" (2017) e em ""Guernica"" (2019), publicados pela francesa La Boîte à Bulles. Fez a colorização de ""Viva l’anarchie!"", cujo segundo volume foi publicado em 2021, em coedição da La Boîte à Bulles e Libres d’Images."
ISBN 9786556662237
Autores Loth, Bruno (Autor) ; Loth, Corentin (Autor) ; Boide, Alexandre (Tradutor) ; Loth, Ilustrações Capa: Bruno E Corentin (Design) ; Design: La Boite À Bulles (Design) ; Adaptação Do Design: L&pm Editores (Design)
Editora L&pm
Idioma Português
Edição 1
Ano de edição 2022
Páginas 88
Acabamento Brochura
Dimensões 19,00 X 28,00

Produtos relacionados

Sobre a loja

Myre Livraria, sua livraria online especializada em importação e revenda de livros nacionais e internacionais. Oferecemos uma vasta seleção de materiais didáticos de alta qualidade para aprender inglês, espanhol, francês, alemão e muito mais. Aproveite preços competitivos e entrega rápida em todo o Brasil

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

Myre Editora Ltda. - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade