Nadir Zago. Seu doutorado e pós-doutorado é em Educação (área de concentração Sociologia da Educação) pela Université René Descartes (Paris V, França). Professora aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e durante vários anos pesquisadora do CNPq com bolsa de produtividade em pesquisa. Atualmente é professora stricto sensu na Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Desenvolve pesquisas relacionadas à escolarização nas camadas populares, com várias publicações sobre o assunto. |
Agnès Van Zanten é diretora de pesquisas no CNRS (Centre National de Recherche Scientifique – França). Trabalha no Observatório Sociológico da Mudança, queé um centro de pesquisas da Fundação Nacional das Ciências Políticas e ensina noInstituto de Estudos Políticos. Dirige o grupo de pesquisa internacional “Réseaud’Analyse Pluridisciplinaire des Politiques Éducatives” e anima, com ChristineMusselin, um polo de pesquisas sobre o ensino superior. Seus principais centros deinteresse em matéria de pesquisa dizem respeito à escolarização das crianças demeios imigrantes desfavorecidos, às dinâmicas organizacionais e profissionais nosestabelecimentos de ensino, à ação pública educativa em escala local, aos métodosde pesquisa qualitativa e às comparações internacionais. Prepara uma obra de síntese sobre as políticas de educação e participa de um projeto comparativo europeu sobre a evolução dos modos de regulação dos sistemas educativos e seu impacto sobreo aumento ou a redução das desigualdades. Publicou vários trabalhos de síntese emsociologia da educação, notadamente Sociologie de l’école, com M. Duru-Bellat(Paris: Armand Colin, 1999) e L’école – État des savoirs (Paris: La Découverte,2000). Entre suas obras de pesquisa mais recentes podemos citar L’école de la périphérie – Scolarité et ségrégation en banlieue (Paris: PUF, 2001) e Quand l’écolese mobilise – Dynamiques professionnelles dans les établissements d’enseignement(Paris: La Dispute, 2002). Também escreveu muitos artigos de síntese e de pesquisana Revue Française de Pédagogie, Les Annales de la Recherche Urbaine, Éducation et Sociétés, Journal of Education Policy. |
Marília Pinto de Carvalho é livre-docente em Educação pela Universidade de São Paulo. É professora-associada da Faculdade de Educação desta universidade, onde fundou e é cocoordenadora do Grupo de Estudos em Educação, Gênero e Cultura Sexual (Edges). É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e editora assistente da Revista Educação e Pesquisa. |
ISBN | 9788598271873 |
Autores | Zanten, Agnès Van (Autor) ; Vilela, Rita Amélia Teixeira (Compilador) ; Alves-Mazzotti, Alda Judith (Autor) ; Teixeira, Inês Assunção De Castro (Autor) ; Paixão, Léa Pinheiro (Autor) ; Mafra, Leila De Alvarenga (Autor) ; Castro, Magali De (Autor) ; Tura, Maria |
Editora | Lamparina |
Idioma | Português |
Edição | 2 |
Ano de edição | 2011 |
Páginas | 312 |
Acabamento | Brochura |
Dimensões | 21,00 X 14,00 |
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