Lampião

Código: 560540 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.



Lampião

, a estreia de Rachel de Queiroz na dramaturgia, volta às livrarias em projeto especial que rememora a primeira edição de 1953.


 


Rachel de Queiroz já era romancista consagrada quando decidiu se aventurar na dramaturgia. Diante do desafio, a história de vida de Virgulino Ferreira da Silva, o bandido que liderou o bando de cangaceiros mais famoso do sertão nordestino, foi escrita com a carga dramática e a nervura social pelas quais a autora ansiava. Lampião se tornou uma figura única no imaginário popular. Seus trajes, típicos de vaqueiros e jagunços dos anos 1920, a pose imponente e desafiadora nas fotos, e até seus óculos de aro fino – item raro para as classes populares daqueles tempos, que Lampião, cego de um olho, ostentava no rosto – constituíam sua persona mítica.


Revirando essas referências mais imediatas, Rachel de Queiroz construiu seu Lampião destemido e, por vezes, frágil. Seu protagonista desafia o interventor de Pernambuco a lhe ceder o governo do sertão, mas também fica ressabiado com os perigos que o circundam, o que leva Virgulino a recorrer à proteção espiritual de seu Padrinho Padre Cícero, figura religiosa de grande prestígio no Nordeste. Na peça de Rachel de Queiroz, também se destacam Corisco, bandido talentoso e fiel a Lampião, e Maria Bonita (apresentada inicialmente como Maria Déa), que abandona o marido e os filhos para ser esposa do Rei do Cangaço, acompanhando-o até nos confrontos a bala.


Em 1954, Lampião estreou nos palcos. Destacam-se duas montagens: em São Paulo, no Teatro Leopoldo Fróes, com direção de Sérgio Cardoso (que também interpretou Lampião) e Araçary de Oliveira como Maria Bonita; e no Rio de Janeiro, no Theatro Municipal, com direção de Bibi Ferreira e Elísio de Albuquerque no papel principal.


Este volume especial reproduz o projeto gráfico da primeira edição de Lampião, lançada em 1953 pela Livraria José Olympio Editora. Na capa, Lampião e Maria Bonita são ilustrados por Tomás Santa Rosa, icônico artista gráfico responsável pelos projetos editados por José Olympio nos anos 1950. No miolo, replica-se o estilo da antiga impressão em tipos móveis. A nova edição de Lampião celebra, portanto, o esmerado texto de Rachel de Queiroz, que retorna em boa hora ao grande público.





Rachel de Queiroz (Fortaleza/CE, 1910 – Rio de Janeiro/RJ, 2003) ainda não tinha 20 anos completos quando publicou uma modesta tiragem de O quinze, seu primeiro romance. Mas tal era a força de seu talento que o livro despertou imediata atenção da crítica em todo o Brasil. Em 1939, mudou-se para o Rio de Janeiro, mas nunca deixou de passar parte de seu tempo em sua fazenda no sertão cearense. Cronista e romancista primorosa, Rachel de Queiroz escreveu peças teatrais e livros infantis enquanto também se dedicava ao jornalismo. Foi a primeira mulher a integrar a Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira no 5, em 1977. Faleceu no Rio de Janeiro, aos 92 anos. A Editora José Olympio publica sua obra completa, entre eles os clássicos O quinze e Memorial de Maria Moura.


ISBN 9786558471387
Autor(a) Queiroz, Rachel (Autor)
Editora José Olympio
Idioma Português
Grade curricular Ensino Fundamental I
Faixa etária Adolescentes (11-14)
Edição 1
Ano de edição 2024
Páginas 154
Acabamento Brochura
Dimensões 22,50 X 15,50

Produtos relacionados

Sobre a loja

Myre Livraria, sua livraria online especializada em importação e revenda de livros nacionais e internacionais. Oferecemos uma vasta seleção de materiais didáticos de alta qualidade para aprender inglês, espanhol, francês, alemão e muito mais. Aproveite preços competitivos e entrega rápida em todo o Brasil

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

Myre Editora Ltda. - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade