O Leão E A Pátria

Código: 504124 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

Duas fábulas do uruguaio Horacio Quiroga, um dos maiores contistas de todos os tempos, recriadas no traço personalíssimo de Odyr, autor da já clássica adaptação de A revolução dos bichos para os quadrinhos.

“Uma flecha que, cuidadosamente apontada, sai do arco para ir direto ao alvo.” Assim o uruguaio Horacio Quiroga (1878-1937) definiu a arte do conto, gênero que o consagrou como um dos maiores escritores latino-americanos do século XX. Influenciado pela vida em Misiones e no Chaco missioneiro, no nordeste argentino, e cada vez mais obcecado por relatos fabulares e parábolas à Kipling, Quiroga escreveu onze contos reunidos sob o título de El desierto, publicado em 1924. São deste livro as duas parábolas recolhidas, adaptadas e ilustradas pelo gaúcho Odyr: “O leão” e “A pátria”. Na primeira, um leão é ludibriado de modo a submeter-se à civilização. Na outra, um grupo de animais decide, a exemplo dos homens, fundar uma pátria, humanizando-se e traindo sua existência selvagem. As consequências são misteriosas e sombrias.
O leão e a pátria, ao combinar as extraordinárias visões de Odyr e Quiroga, sugere uma meditação profunda sobre homens, animais, meio ambiente e as complexas relações entre natureza e cultura.

“Odyr ousou fazer da destituição uma utopia, produzindo no encontro com Quiroga sua obra mais pessoal. O resultado dessa confluência é uma obra elegante e cheia de força.” — Joca Reiners Terron

Sobre os autores(as)

Quiroga, Horácio

HORACIO QUIROGA nasceu em Salto, Uruguai, em 1878. Considerado um dos maiores contistas latino-americanos de todos os tempos, notabilizou-se por suas histórias com atmosfera fantástica e macabra, em diálogo com a obra de autores como Edgar Allan Poe e Guy de Maupassant, e com temas relacionados à selva, sobretudo da região de Misiones, na Argentina, onde Quiroga passou parte da vida. Entre seus principais livros, destacam-se Contos de amor, de loucura e de morte (1917) e Contos da selva (1918). Suicidou-se ingerindo cianureto em 1937, em Buenos Aires.

Terron, Joca Reiners

Joca Reiners Terron nasceu em Cuiabá, em 1968. Publicou, entre outros, Noite dentro da noite, A morte e o meteoro e O riso dos ratos, os dois últimos pela Todavia.

Odyr

ODYR nasceu em Pelotas, Rio Grande do Sul, em 1967. É autor da adaptação em quadrinhos da obra-prima de George Orwell, A revolução dos bichos, de Copacabana, com roteiro de Lobo, e de Guadalupe, escrito por Angélica Freitas. Participou das coletâneas Irmãos Grimm em quadrinhos, Dias negros e MSP 50. Publicou quadrinhos e ilustrações na Folha de S.Paulo, O Globo, Le Monde Diplomatique Brasil, Público (Portugal) e nas revistas Vida Simples, Trip, entre outras.
ISBN 9786559211890
Autores Quiroga, Horacio (Autor) ; Terron, Joca Reiners (Tradutor) ; Odyr (Ilustrador) ; Bloco Gráfico (Design)
Editora Companhia Das Letras
Idioma Português
Edição 1
Ano de edição 2022
Páginas 88
Acabamento Brochura
Dimensões 27,00 X 20,40

Produtos relacionados

Sobre a loja

Myre Livraria, sua livraria online especializada em importação e revenda de livros nacionais e internacionais. Oferecemos uma vasta seleção de materiais didáticos de alta qualidade para aprender inglês, espanhol, francês, alemão e muito mais. Aproveite preços competitivos e entrega rápida em todo o Brasil

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

Myre Editora Ltda. - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade