Em quinze capítulos, este livro funciona como um caleidoscópio: discute, desde múltiplas facetas, a aula inaugural que Michel Foucault ministrou, há 50 anos, no Collège de France – “A ordem do discurso”. Cada capítulo aborda distintos aspectos não só daquela aula como, ainda, discute suas conexões com outras obras do filósofo. Sendo assim, tem-se aqui um interessante transbordamento para além daquela importante aula.
Resultado dos esforços inteligentes empreendidos por vinte especialistas, esses comentários marginais nos trazem contribuições valiosas que abordam desde as relações entre Foucault e o ambiente acadêmico francês, até as muitas ressonâncias entre “A ordem do discurso” e as nossas “realidades” de hoje. Talvez se possa mesmo dizer que este livro trabalha no sentido de promover uma múltipla “desrarefação”: dos ditos, daqueles que se autorizam a dizer e das condições em que acontecem os ditos. Os autores e autoras de cada capítulo, ao fazerem da escrita uma prática política, entram em sintonia com o éthos foucaultiano. Mas tal postura não significa uma suposta obediência ao filósofo, nem algum compromisso prévio com qualquer vinculação partidária e, nem mesmo, alguma adesão a priori a quaisquer princípios fundamentais. O que se tem não é militância, mas sim ativismo; são textos ativos, reativos, provocativos, combativos, conspirativos, alternativos, adversativos etc.
A feliz ideia das organizadoras deste livro – duas reconhecidas especialistas no campo dos estudos foucaultianos – nos chega num momento da maior importância. No Brasil, a crise pandêmica que assombra o mundo desdobra-se em várias outras crises, cujos efeitos sociais, políticos, econômicos e éticos estão sendo devastadores. As combinações entre tais efeitos se potencializam, tornando mais tóxico o ar que respiramos. Por isso, muitos estão usando o neologismo “sindemia” para designar tais combinações e potencializações. Assim, neste contexto mais “sindêmico” do que pandêmico, o caleidoscópio que temos em mãos servirá para compreendermos melhor as ordens dos discursos que estão contribuindo para instaurar e aprofundar as dificuldades do tempo presente. Como sabemos, a compreensão é, mesmo que insuficiente, condição necessária para nos municiarmos e enfrentarmos os combates contra o status quo vigente.
Alfredo Veiga-Neto
Heliana de Barros Conde Rodrigues é doutora em Psicologia Escolar (USP, 2002). Professora associada do Departamento de Psicologia Social e Institucional do Instituto de Psicologia da UERJ. Autora de livros e artigos sobre Análise Institucional francesa, História Oral e Genealogia foucaultiana. |
Pós-doutorado pela Uned(Madri) e pela Universidade Javeriana(Bogotá), professor titular da UFRJ e coordenador Necso(UFRJ). |
Professora associada do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro(FPP, Uerj). |
Edson Passetti é professor livre-docente no Departamento de Política e no programa de Estudos Pós-graduados em Ciências Sociais da PUC-SP. |
Professora associada Universidade Federal Fluminense(UFF). Membro do grupo de trabalho Discurso, Trabalho e Ética(Anpoll), líder do grupo de pesquisa Práticas de Linguagem, Trabalho e Formação Docente (UFF/CNPq). |
Professor associado de Linguística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro(Uerj). Pesquisador do Gepsid. |
Professor de cursos de Pós-Graduação Latu Sensu do Unifai e do Cogeae (PUC-SP). Doutor em Filosofia, PUC-SP e École Normale Supérieure de Paris, sob supervisão de Claude Imbert |
Salete Oliveira é professora do Prodoc Capes/PUC-SP e é integrante do Nu-Sol (Núcleo de Solidariedade Libertária do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC-SP). |
Doutor em Linguística Aplicada PUC-SP e Professor Titular do Departamento do Instituto de Letras da Uerj. |
Psicóloga e professora do Instituto de Psicologia da Universidade Federal Fluminense(UFF), caumpus Niterói |
Psicólogo, Mestre em Psicologia Social e doutor em Saúde Coletiva pela Uerj. Pesquisador do Gepsid(Grupo de Estudos e Pesquisas Subjetividades e Instituições em Dobras), professor do Centro Universitário de Valença(Unifaa). |
Professora adjunta do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro(Uerj) e coordenadora da Urdir(Universidade, Resistência e Direitos Humanos). |
ISBN | 9786588791011 |
Autores | Dias, Rosimeri De Oliveira (Compilador, Autor) ; Deusdará, Bruno (Autor) ; Rocha, Décio (Autor) ; Daher, Del Carmem (Autor) ; Passetti, Edson (Autor) ; Scheinvar, Estela (Autor) ; Resende, Gabriel Lacerda De (Autor) ; Branco, Guilherme Castelo (Autor) ; Hoffman, |
Editora | Lamparina |
Idioma | Português |
Grade curricular | Ensino Universitário |
Edição | 1 |
Ano de edição | 2020 |
Páginas | 232 |
Acabamento | Brochura |
Dimensões | 21,00 X 14,00 |
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