Ordens Do Dirscurso Comentários Marginais À Aula De Michel Foucault

Código: 496268 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

Em quinze capítulos, este livro funciona como um caleidoscópio: discute, desde múltiplas facetas, a aula inaugural que Michel Foucault ministrou, há 50 anos, no Collège de France – “A ordem do discurso”. Cada capítulo aborda distintos aspectos não só daquela aula como, ainda, discute suas conexões com outras obras do filósofo. Sendo assim, tem-se aqui um interessante transbordamento para além daquela importante aula.

Resultado dos esforços inteligentes empreendidos por vinte especialistas, esses comentários marginais nos trazem contribuições valiosas que abordam desde as relações entre Foucault e o ambiente acadêmico francês, até as muitas ressonâncias entre “A ordem do discurso” e as nossas “realidades” de hoje. Talvez se possa mesmo dizer que este livro trabalha no sentido de promover uma múltipla “desrarefação”: dos ditos, daqueles que se autorizam a dizer e das condições em que acontecem os ditos. Os autores e autoras de cada capítulo, ao fazerem da escrita uma prática política, entram em sintonia com o éthos foucaultiano. Mas tal postura não significa uma suposta obediência ao filósofo, nem algum compromisso prévio com qualquer vinculação partidária e, nem mesmo, alguma adesão a priori a quaisquer princípios fundamentais. O que se tem não é militância, mas sim ativismo; são textos ativos, reativos, provocativos, combativos, conspirativos, alternativos, adversativos etc.

A feliz ideia das organizadoras deste livro – duas reconhecidas especialistas no campo dos estudos foucaultianos – nos chega num momento da maior importância. No Brasil, a crise pandêmica que assombra o mundo desdobra-se em várias outras crises, cujos efeitos sociais, políticos, econômicos e éticos estão sendo devastadores. As combinações entre tais efeitos se potencializam, tornando mais tóxico o ar que respiramos. Por isso, muitos estão usando o neologismo “sindemia” para designar tais combinações e potencializações. Assim, neste contexto mais “sindêmico” do que pandêmico, o caleidoscópio que temos em mãos servirá para compreendermos melhor as ordens dos discursos que estão contribuindo para instaurar e aprofundar as dificuldades do tempo presente. Como sabemos, a compreensão é, mesmo que insuficiente, condição necessária para nos municiarmos e enfrentarmos os combates contra o status quo vigente.

Alfredo Veiga-Neto

Sobre os autores(as)

Rodrigues, Heliana De Barros Conde

Heliana de Barros Conde Rodrigues é doutora em Psicologia Escolar (USP, 2002). Professora associada do Departamento de Psicologia Social e Institucional do Instituto de Psicologia da UERJ. Autora de livros e artigos sobre Análise Institucional francesa, História Oral e Genealogia foucaultiana.

Ferreira, Arthur Arruda Leal

Pós-doutorado pela Uned(Madri) e pela Universidade Javeriana(Bogotá), professor titular da UFRJ e coordenador Necso(UFRJ).

Dias, Rosimeri De Oliveira

Professora associada do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro(FPP, Uerj).

Passetti, Edson

Edson Passetti é professor livre-docente no Departamento de Política e no programa de Estudos Pós-graduados em Ciências Sociais da PUC-SP.

Daher, Del Carmem

Professora associada Universidade Federal Fluminense(UFF). Membro do grupo de trabalho Discurso, Trabalho e Ética(Anpoll), líder do grupo de pesquisa Práticas de Linguagem, Trabalho e Formação Docente (UFF/CNPq).

Deusdará, Bruno

Professor associado de Linguística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro(Uerj). Pesquisador do Gepsid.

Francisco, Alessandro

Professor de cursos de Pós-Graduação Latu Sensu do Unifai e do Cogeae (PUC-SP). Doutor em Filosofia, PUC-SP e École Normale Supérieure de Paris, sob supervisão de Claude Imbert

Oliveira, Salete

Salete Oliveira é professora do Prodoc Capes/PUC-SP e é integrante do Nu-Sol (Núcleo de Solidariedade Libertária do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC-SP).

Rocha, Décio

Doutor em Linguística Aplicada PUC-SP e Professor Titular do Departamento do Instituto de Letras da Uerj.

Santos, Adriana Rosa Cruz

Psicóloga e professora do Instituto de Psicologia da Universidade Federal Fluminense(UFF), caumpus Niterói

Silva Junior, Aureliano Lopes Da

Psicólogo, Mestre em Psicologia Social e doutor em Saúde Coletiva pela Uerj. Pesquisador do Gepsid(Grupo de Estudos e Pesquisas Subjetividades e Instituições em Dobras), professor do Centro Universitário de Valença(Unifaa).

Souza, Alice De Marchi Pereira

Professora adjunta do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro(Uerj) e coordenadora da Urdir(Universidade, Resistência e Direitos Humanos).

Produtos relacionados

Sobre a loja

Myre Livraria, sua livraria online especializada em importação e revenda de livros nacionais e internacionais. Oferecemos uma vasta seleção de materiais didáticos de alta qualidade para aprender inglês, espanhol, francês, alemão e muito mais. Aproveite preços competitivos e entrega rápida em todo o Brasil

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

Myre Editora Ltda. - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade