Paris, A Capital Do Século XIX E Outros Escritos Sobre Cidades..-

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"O grande pensador da modernidade“Pela primeira vez na história da arquitetura surge um material artificial de construção, o ferro. Ele passa por um desenvolvimento cuja velocidade se acelera no decorrer do século. Ele recebe o impulso decisivo quando se descobre que a locomotiva, com a qual se faziam experiências desde o fim dos anos 1820, só funciona sobre trilhos de ferro. Os trilhos se tornam a primeira peça moldada de ferro, a precursora das vigas. Evita-se usar o ferro na construção de moradias, e ele é utilizado nas passagens, pavilhões de exposição, estações de trem – construções com fins transitórios. Ao mesmo tempo, ampliam-se as possibilidades de uso arquitetônico do vidro. Mas condições sociais para sua utilização como material de construção só aparecerão cem anos mais tarde.” Trecho de Paris, a capital do século XIXNeste volume o leitor encontra um recorte sobre as cidades e a arquitetura que atravessa a obra de Walter Benjamin (1892-1940) de 1923 a 1940. Com textos e excertos retirados de diferentes trabalhos, esta compilação traz reflexões de um dos pensadores mais originais que já viveram. Como ninguém, Benjamin aliou diversos campos do saber ao pensar o fenômeno das cidades tanto do ponto de vista arquitetônico e urbanístico quanto da ocupação humana.Walter Benjamin foi um intelectual múltiplo, impossível de classificar. Como poucos, foi atento às mudanças na cultura e versou com profundidade sobre os mais diversos assuntos, do conceito de história à moda, praticamente reinventando a ideia de crítica. O fenômeno urbano, porém, foi um dos temas que mais o interessaram ao longo da vida. Discorrendo proustianamente sobre sua Berlim natal, analisando a paisagem de cidades variadas como Nápoles e Moscou, tomando as galerias comerciais de Paris como a quintessência da modernidade, ligando a esfera doméstica privada à ascensão da burguesia ou vendo nas poesias de Baudelaire um novo habitante das metrópoles, o fato é que Benjamin deixou um legado único de reflexões sobre a ocupação humana do espaço urbano e a influência da arquitetura no dia a dia de uma cidade.Aqui o leitor terá, ao mesmo tempo, uma porta de entrada ao pensamento benjaminiano e um pouco do melhor que o intelectual alemão escreveu sobre esse tema ao longo das duas décadas mais ricas de sua produção intelectual. A coletânea é composta por textos e trechos selecionados de suas obras mais importantes – Rua de mão única, Imagens do pensamento, Passagens, Crônica berlinense, Infância em Berlim por volta de 1900 e O retorno do flâneur – e apresenta o pensador radical, capaz de explorar o nexo entre as facetas mais diversas da experiência humana. Benjamin via as cidades como livros a serem lidos. Nelas, tudo está em movimento e se interpenetra. Nada como o olhar deste arguto observador para pensarmos a experiência do existir, do flanar e do morar: “A porosidade é a lei dessa vida, que está para ser redescoberta a cada vez, inesgotavelmente. Uma pitada de domingo está escondida em cada dia útil, e quanto há de dias úteis nesse domingo!”.Os Editores" "1) Primeira coletânea do autor, organizada especialmente para o leitor brasileiro, sobre arquitetura e cidades.2) Como é típico do estilo do autor, ele liga as cidades de que fala e os traços arquitetônicos que identifica como sinais de modernidade (como a utilização do ferro na construção civil) a outras facetas da experiência humana e a outros campos do saber. Os textos versam também sobre escritores (como Poe e Baudelaire), sobre a nova pequena burguesia, sobre a infância do autor, sobre socialismo etc.3) Os aglomerados urbanos e suas características sempre estiveram entre os temas prediletos do autor, que, observador agudo que era, realizou a partir daí alguns de seus mais profundos e originais estudos.4) Inclui textos de 1923 a 1940, as duas décadas mais profícuas de sua produção intelectual.5) Benjamin é um dos pensadores mais originais do século XX e mesmo de todos os tempos, cuja obra desafia classificações.6) Um ensaio biobibliográfico de Márcio Seligmann-Silva contextualiza a vida e a obra do autor, e uma apresentação fala sobre as obras das quais os textos foram tirados e expõe os critérios de seleção.7) A história do próprio Benjamin é profundamente marcada pela experiência de estar numa localidade urbana: mudou-se várias vezes em busca de uma cidade que lhe oferecesse condições de sobrevivência; mais tarde, tendo já sido preso por ser judeu, fugiu da Alemanha nazista com o intuito de emigrar aos Estados Unidos. No entanto, sem um visto para sair da Europa, cometeu o suicídio na fronteira entre Espanha e França.8) Um dos trabalhos mais ambiciosos do autor foi o projeto das passagens (também chamadas de galerias comerciais) de Paris, que não chegou a ser terminado e cujas anotações e esboços chegam a centenas de páginas. Aqui, o leitor tem a oportunidade de entrar em contato com esse trabalho.9) Márcio Seligmann-Silva é professor de teoria literária na UNICAMP e autor de diversos livros sobre Walter Benjamin. "
Sobre os autores(as)

Benjamin, Walter

Walter Benjamin nasceu em 1892, em Berlim, na Alemanha. Em 1912 inicia seus estudos de filosofia, primeiramente em Freiburg e, mais tarde, em Berlim e Munique. Em 1917 casa-se com Dora Sophie Pollak e, para evitar o serviço militar, muda-se para a Suíça, onde conclui seu doutorado, O conceito de crítica de arte no romantismo alemão (1919), na Universidade de Berna. No ano seguinte retorna à Alemanha, onde sobrevive com dificuldades. Em 1923, obtém apoio financeiro do pai para redigir sua tese de livre-docência, Origem do drama barroco alemão (1925), que será recusada pela Universidade de Frankfurt. Nessa época, seus principais interlocutores são Gershom Scholem e Ernst Bloch. A partir do encontro em Capri com Asja Lacis, assistente teatral de Bertolt Brecht, em 1924, orienta suas leituras na direção do marxismo. No início dos anos 1930, concebe as bases de sua obra mais ambiciosa, que permanecerá inconclusa, O trabalho das passagens. Em 1933, com a perseguição aos judeus, foge da Alemanha, passando a levar uma vida precária e nômade, hospedando-se em pensões de Paris, Ibiza, San Remo ou na casa de amigos, como a de Brecht, exilado em Svendborg, na Dinamarca. Sobrevive escrevendo artigos para Frankfurter Zeitung e Literarische Welt e ensaios para a revista do Institut für Sozialforschung, dirigido por Adorno e Horkheimer. Em 1940, na iminência da invasão de Paris pelas tropas alemãs, Benjamin foge para o sul da França. Na noite de 26 para 27 de setembro, em Port-Bou, na fronteira com a Espanha, suicida-se ingerindo tabletes de morfina. 

Seligmann-Silva, Marcio

Márcio Seligmann-Silva (São Paulo, 1964) é um tradutor, teórico e crítico literário, além de professor universitário na UNICAMP. Foi o ganhador do Prêmio Jabuti de Literatura em 2006 e finalista na mesma premiação em 2000.

Formou-se em História pela PUC-SP e tem mestrado em literatura alemã pela USP, doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade Livre de Berlim (1996), pós-doutorados pela PUC-SP (1998, CNPq e 1999, FAPESP), pós-doutorado pelo Zentrum für Literatur- und Kulturforschung Berlin (ZfL) (2002) e pós-doutorado pelo Departamento de Alemão da Universidade Yale (2005).
ISBN 9786556662541
Autores Benjamin, Walter (Autor) ; Abeling, Claudia (Tradutor) ; Seligmann-Silva, Márcio (Compilador)
Editora L&pm
Idioma Português
Edição 1
Ano de edição 2022
Páginas 264
Acabamento Brochura
Dimensões 21,00 X 14,00
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