A abordagem pedagógica da arte já não pode deixar de considerar as questões relevantes de um mundo em grande transformação social. Entra em pauta, assim, a arte contemporânea, com signos e discursos próprios, com uma linguagem e discurso que chamam para um entendimento mais coletivo ou menos individualista das coisas. Passam a interessar os sentidos, a percepção do outro, as origens, os lugares de fala, a apreensão do espaço. A formação da criança passa a ter uma atenção mais voltada ao coletivo, ao grupo, do que a si mesmo.COM TEXTOS DE:Adolfo Albán AchinteAna Mae BarbosaAnnelise Nani da FonsecaBernard DarrasEnid ZimmermanDaniel X. HarrisJohn SteersMalcolm RossMarie-Françoise ChavanneNing LuoVanessa Raquel Lambert de Souza A abordagem pedagógica da arte já não pode deixar de considerar as questões relevantes de um mundo em grande transformação social. Entra em pauta, assim, a arte contemporânea, com signos e discursos próprios, com uma linguagem e discurso que chamam para um entendimento mais coletivo ou menos individualista das coisas. Passam a interessar os sentidos, a percepção do outro, as origens, os lugares de fala, a apreensão do espaço. A formação da criança passa a ter uma atenção mais voltada ao coletivo, ao grupo, do que a si mesmo.COM TEXTOS DE:Adolfo Albán AchinteAna Mae BarbosaAnnelise Nani da FonsecaBernard DarrasEnid ZimmermanDaniel X. HarrisJohn SteersMalcolm RossMarie-Françoise ChavanneNing LuoVanessa Raquel Lambert de SouzaQUARTA-CAPAAs primeiras décadas deste século recolocam para os educadores a questão da criatividade a partir de uma nova perspectiva: a do coletivo. Se o século passado enalteceu e pesquisou a criatividade como uma desejável característica individual, agora, neste mundo mais diverso e interligado, a ênfase está no processo de aglutinar mentes em favor da criação em comum, desafio que a arte-educação conhece muito bem. Refletindo esse mundo multifacetado, Criatividade Coletiva: Arte e Educação no Século XXI não apenas passa a limpo o trabalho já realizado sobre o tema no contexto pedagógico, como também se aprofunda no papel da criação coletiva em comunidades pobres, e analisa seus vínculos com a neurociência, a questão do gênero, a arteterapia, o design, provando o quanto desenvolver a criatividade coletiva é também desenvolver a capacidade crítica por meio de processos democratizantes.ORELHAVoltando à criatividade coletiva, podemos dizer que, em consonância com a pedagogia do evento, ela pode ser definida pós--modernamente como um fenômeno de interação entre criador e sua audiência ou seu usuário. Trata-se da perspectiva sistêmica sobre criatividade de Csikszentmihalyi. Segundo ele, “a criatividade não ocorre dentro dos indivíduos, mas é resultado da interação entre os pensamentos do indivíduo e o contexto sociocultural”. Essa definição é uma tentativa de superar as dificuldades de equilíbrio entre processo, produto e produtor presentes nas definições sobre criatividade elaboradas desde o boom ocidental da criatividade na educação da década de 1950 até hoje.[…]O ambiente de imersão criativa, usando-se criticamente os instrumentos da arte-educação e da arte de todos os tempos, tem se mostrado muito eficiente para desenvolver a criatividade, principalmente no ativismo político em todo o mundo. A ação criativa coletiva é potencializada pelas medidas sociais e opera uma metástase que pode provocar transformações no tecido social e no indivíduo.Os processos de desenvolvimento da criatividade coletiva são, entretanto, eminentemente políticos e democratizadores.Ana Mae BarbosaCOLEÇÃO ESTUDOSA coleção Estudos propõe-se a publicar ensaios críticos e pesquisas tratados em profundidade, com sólida argumentação teórica nos mais variados campos do conhecimento. A coleção forma, junto com a Debates, a marca de identificação da editora em nosso mercado. DA CAPAImagem da capa: Eneida Sanches, Sapatos, detalhe de instalação mural de 2002. Gravura em metal. Foto de Tracy Collins.A obra da série Transes explora a imagem do olho-de-boi, cruzando várias referências populares, de religiões afro-brasileiras e objetos do cotidiano. ANA MAE BARBOSA é professora emérita da Universidade de São Paulo-USP, onde lecionou nos programas de graduação e pós-graduação em Arte-Educação por quase cinquenta anos. Atualmente ensina Educação em Arte e Design no Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Anhembi Morumbi. Lecionou nas universidades de Yale, The Ohio State e de Granada. Foi agraciada com os prêmios Edwin Zigfield (USA), Sir Herbert Read (InSEA), Itaú Cultural 30 anos (2017), Comenda Nacional da Ordem Cientifica (Ministério da Ciência e Tecnologia), Comenda da Ordem Cultural (Ministério da Cultura), entre outros.ANNELISE NANI DA FONSECAé formada em Moda, em Artes Visuais e em Psicologia pelo Centro Universitário de Maringá (Unicesumar), com mestrado em Design pela Universidade Anhembi Morumbi e doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (USP). Leciona na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e sua pesquisa aborda temas relacionados a moda, arte/aprendizagem, processo criativo, desenvolvimento de produtos e planejamento de coleção.
Sobre os autores(as)
Barbosa, Ana Mae
É professora emérita da Universidade de São Paulo-USP, onde lecionou nos programas de graduação e pós-graduação em Arte-Educação por quase cinquenta anos. Atualmente ensina Educação em Arte e Design no Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Anhembi Morumbi. Lecionou nas universidades de Yale, The Ohio State e de Granada. Foi agraciada com os prêmios Edwin Zigfield (USA), Sir Herbert Read (InSEA), Itaú Cultural 30 anos (2017), Comenda Nacional da Ordem Cientifica (Ministério da Ciência e Tecnologia), Comenda da Ordem Cultural (Ministério da Cultura), entre outros. |
Fonseca, Annelise Nani Da
É formada em Moda, em Artes Visuais e em Psicologia pelo Centro Universitário de Maringá (Unicesumar), com mestrado em Design pela Universidade Anhembi Morumbi e doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (USP). Leciona na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e sua pesquisa aborda temas relacionados a moda, arte/aprendizagem, processo criativo, desenvolvimento de produtos e planejamento de coleção. |
| ISBN | 9786555051384 |
| Autores | Barbosa, Ana Mae ; Ross, Malcolm ; Chavanne, Marie-Françoise ; Luo, Ning ; Souza, Vanessa Raquel Lambert De ; Fonseca, Annelise Nani Da ; Achinte, Adolfo Albán ; Darras, Bernard ; Zimmerman, Enid ; Harris, Daniel X. ; Steers, John |
| Editora | Perspectiva |
| Coleção/Serie | Estudos |
| Idioma | Português |
| Grade curricular | Ensino Universitário |
| Edição | 1 |
| Ano de edição | 2023 |
| Páginas | 248 |
| Acabamento | Brochura |
| Dimensões | 22,50 X 13,50 |