Muitos são os dilemas que envolvem a educação no Brasil. Além de sólida formação, é preciso que o educador tenha a percepção do ambiente social e material que o cerca, das transformações que estão em curso e, não menos importante, abertura e sensibilidade para lidar com crianças.
A autora propõe, assim, uma “perspectiva artístico-existencial” para os adultos quando interagem com os pequenos, na qual a arte é um lugar, um âmbito, um espaço das relações: entre crianças e adultos, das crianças entre si, e entre crianças e o mundo. E traz exercícios que fortalecem a imaginação, e permitem que se compreendam as crianças do ponto de vista delas mesmas.
Marina Marcondes Machado iniciou-se no teatro como atriz no Teatro Ventoforte e como professora de teatro na Escola Municipal de Iniciação Artística de São Paulo, nas décadas de 1980 e 1990. Como muitos jovens artistas da sua geração, só mais tarde procurou a formação acadêmica: formou-se em Psicologia pela PUC-SP (1998), fez o Mestrado em Artes na ECA-USP (2001) e o doutorado em Psicologia da Educação novamente na PUC-SP (2007). Em 2009 realizou a pesquisa de pós-doutorado “Territórios do Brincar” (ECA-USP) e, em 2012, migrou para Belo Horizonte, para trabalhar junto à Licenciatura em Teatro da Escola de Belas Artes, na EBA-UFMG, onde em seguida passou a fazer parte do Programa de Pós-Graduação, na linha Artes da Cena. Publicou inúmeros artigos que tematizam arte, infância e as relações adulto-criança, a partir das lentes fenomenológica e psicanalítica. Este Para as Crianças de Agora: Uma Perspectiva Artístico-Existencial é seu sexto livro. É uma professora-artista, escritora e pesquisadora das relações entre infância e cena contemporânea, líder do grupo de pesquisa AGACHO / Laboratório de pedagogias teatrais. Seu percurso acadêmico e artístico-existencial trilha hoje caminhos por entre arte e educação, estudos da infância e teatralidades, ensino universitário e cotidianidade.Marina Marcondes Machado iniciou-se no teatro como atriz no Teatro Ventoforte e como professora de teatro na Escola Municipal de Iniciação Artística de São Paulo, nas décadas de 1980 e 1990. Como muitos jovens artistas da sua geração, só mais tarde procurou a formação acadêmica: formou-se em Psicologia pela PUC-SP (1998), fez o Mestrado em Artes na ECA-USP (2001) e o doutorado em Psicologia da Educação novamente na PUC-SP (2007). Em 2009 realizou a pesquisa de pós-doutorado “Territórios do Brincar” (ECA-USP) e, em 2012, migrou para Belo Horizonte, para trabalhar junto à Licenciatura em Teatro da Escola de Belas Artes, na EBA-UFMG, onde em seguida passou a fazer parte do Programa de Pós-Graduação, na linha Artes da Cena. Publicou inúmeros artigos que tematizam arte, infância e as relações adulto-criança, a partir das lentes fenomenológica e psicanalítica. Este Para as Crianças de Agora: Uma Perspectiva Artístico-Existencial é seu sexto livro. É uma professora-artista, escritora e pesquisadora das relações entre infância e cena contemporânea, líder do grupo de pesquisa AGACHO / Laboratório de pedagogias teatrais. Seu percurso acadêmico e artístico-existencial trilha hoje caminhos por entre arte e educação, estudos da infância e teatralidades, ensino universitário e cotidianidade. |
ISBN | 9786555051490 |
Autores | Machado, Marina Marcondes (Autor) ; André, Carminda Mendes (Apresentador) |
Editora | Perspectiva |
Coleção/Serie | Perspectivas Em Cena |
Idioma | Português |
Grade curricular | Ensino Universitário |
Edição | 1 |
Ano de edição | 2023 |
Páginas | 224 |
Acabamento | Brochura |
Dimensões | 21,00 X 14,00 |
Myre Livraria, sua livraria online especializada em importação e revenda de livros nacionais e internacionais. Oferecemos uma vasta seleção de materiais didáticos de alta qualidade para aprender inglês, espanhol, francês, alemão e muito mais. Aproveite preços competitivos e entrega rápida em todo o Brasil
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade